Exportação de Frutas

Fruta - Acerola

Exportando a um super alimento rico em Vitamina C para o mundo. 

Especificações Técnicas

Nome científico: Malpighia emarginata Sesse & Moc. ex DC.
Nome popular: Acerola
Família botânica: Malpighiaceae

Origem: É nativa das Antilhas, América Central e Norte da América do Sul, cultivada em escala comercial em Porto Rico, Havaí, Jamaica e Brasil.

Caracteríticas Gerais: A aceroleira é uma arvoreta perene de 2 a 4 m de altura e bastante ramificada. Planta rústica e de fácil cultivo. Por seu pequeno porte, pode ser cultivada em pequenos espaços, no quintal e até mesmo num jardim amplo. Atualmente, vem ganhando cada vez mais destaque em seu cultivo como bonsai.

Com sua copa densa e brilhante, a aceroleira fica ainda mais bonita quando está florida ou repleta de frutinhos. Suas folhas são pequenas, verde-escuras, brilhantes e ovaladas. As flores são brancas ou variam em tons de rosa e violeta. Apresentam os dois sexos na mesma flor e são autoférteis, por isso ocorre a frutificação, mesmo havendo apenas uma planta.

Frutos: Do tipo drupa, arredondado, liso, com 3 lóbulos, podendo variar tanto no tamanho e no sabor, como na coloração (vermelha, roxa ou amarela); possuem polpa suculenta, acidulada e rica em vitamina C; contém de 3 a 4 sementes, rugosas. Uma característica dos frutos da acerola é que, quando maduros, caem com muita facilidade.

Clima e solo: Desenvolve-se bem em clima tropical e subtropical, sendo resistente a temperaturas próximas a 0ºC. A temperatura média anual em torno de 25 ºC é ideal para seu cultivo. Um regime pluviométrico entre 1.300 a 1.500 mm anuais bem distribuídos proporciona uma maior produção de frutos com boa qualidade. Os solos mais indicados para a acerola são os de textura argilo-arenosa, profundos e bem drenados.

Usos: Pode ser consumida tanto in natura ou industrializada, na forma de sucos, sorvetes, geleias, xaropes, licores, doces em calda e cápsulas de vitamina C. Ganhou grande importância quando, nos anos 1940, foi descoberto seu alto teor de vitamina C. Atualmente, destaca-se por seu reconhecido valor nutricional, principalmente como fonte de vitaminas A, do complexo B (tiamina, riboflavina e niacina) e C, ferro e cálcio.

A ingestão de duas a quatro acerolas por dia é capaz de suprir as necessidades diárias de vitamina C de um adulto. Seu teor dessa vitamina pode variar de 1.000 a 4.000 mg para cada 100 g de polpa. Para se ter uma ideia do que isso representa, basta lembrar que a necessidade diária de vitamina C para a maioria das pessoas com idade igual ou superior a 15 anos é de 60 mg por dia.

Cultivo e comercialização: A área cultivada no Brasil é estimada em cerca de 10.000 ha, com destaque para os estados da Bahia, do Ceará, da Paraíba e de Pernambuco, que juntos detêm 60% da produção nacional. Registros do CEAGESP de São Paulo indicam que a acerola é uma das mais importantes frutas comercializadas nessa central, além das já tradicionais.

Informações Adicionais

A acerola é considerada uma excelente fonte de vitamina C (ácido ascórbico), sendo que, em frutos maduros, os teores normalmente situam-se entre 1.000 e 2.000 mg de ácido ascórbico/100g de polpa, a depender da cultivar e das condições climáticas da região de cultivo.

Além disso, as variedades de aceroleira que produzem frutos de coloração vermelha ou roxa são ricos em antocianinas, pigmento de coloração vermelha presente na casca da fruta, e que, a exemplo da vitamina C, tem função antioxidante no organismo humano. A acerola é também uma fonte razoável de pró-vitamina A e contém vitaminas do complexo B, como tiamina (B1), riboflavina (B2) e niacina (B3), e minerais como cálcio, ferro e fósforo, embora os teores destes sejam baixos.

Apresenta alto rendimento de polpa e possui inúmeros usos, com elevado potencial para produtos processados e indústria farmacêutica. A polpa pasteurizada congelada e o suco pasteurizado são os principais produtos derivados da fruta explorados comercialmente. O fato de ser um alimento de baixo valor calórico, comparado com sucos de outras frutas, tem valorizado o produto no mercado e provocado aumento de consumo.

Em menor escala, a acerola é também utilizada na fabricação de produtos como néctares, geleias, produtos liofilizados, conservas, licores, vinhos, sorvetes, xaropes, balas e adicionada a sucos de outras frutas (blends) para enriquecimento com vitamina C .

Fonte: Dr. ROGÉRIO RITZINGER, CNPMF/Embrapa.

Tabela Nutricional: Acerola (100g)

corprinpaz - messenger

sua mensagem foi enviada com sucesso!!!

ASSIM QUE POSSÍVEL RESPONDEREMOS SUA MENSAGEM

corprinpaz é a sua parceira em exportações

Componente Quantidade por 100g
Energia (Kcal) 32 kcal
Carboidratos 7.69 g
Proteínas 0.40 g
Gorduras Totais 0.30 g
Fibras 1.1 g
Vitamina C 1677 mg
Potássio 146 mg
Cálcio 12 mg
Magnésio 18 mg