Curso reúne 170 alunos de todo o país e conecta diversidade, capacitação e oportunidades no setor exportador
Da Redação (*)
Brasília – Após três meses de aprendizado, 170 alunos comemoraram na última quarta-feira (2) a formação em comércio exterior do projeto “Portal Jovens no Comércio Exterior”, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por meio do programa Raízes Comex, e o Instituto Aliança Procomex.
É a primeira turma do curso, criado em parceria com a ONG Vocação e estruturado para qualificar mulheres e jovens negros em situação de vulnerabilidade, possibilitando a inserção no universo do comércio exterior. Durante o período de inscrições, o curso recebeu o cadastro de 2.172 candidatos interessados.
A secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, observa que um estudo da Secex, lançado em 2024, revelou a sub-representação de pessoas negras no setor exportador. “A conclusão dessa primeira turma materializa um esforço, realizado desde então, por mais inclusão e oportunidades, com impacto direto também no fortalecimento das empresas, que ganham ao contar com ambientes mais diversos e representativos”, destacou.
A previsão é a abertura de uma nova turma com 250 vagas, com início previsto para 20 de agosto. O grupo será formado com base na lista de espera dos candidatos que se inscreveram para a formação anterior.
Oportunidade
Desde o início das aulas, em março deste ano, os alunos, de 23 estados das cinco regiões do país, assistiram aulas, no formato online, com conteúdo teórico e atividades complementares sobre temas como importação e exportação, logística, modais de transporte, e modalidades de pagamento no comércio exterior.
Para o gerente de Desenvolvimento Institucional da Vocação, Fábio Felix, a iniciativa é muito positiva, pois propicia a inclusão de jovens talentos no mercado de trabalho em empresas de comércio exterior, com formação de qualidade, o que contribui para uma sociedade mais justa. O curso foi ministrado pela equipe pedagógica da Vocação.
O coordenador-executivo do Instituto Procomex, John Mein, avalia que a iniciativa é fruto da união de três forças: o Procomex, com o conhecimento técnico; o MDIC, com a abertura de oportunidades por meio do programa Raízes Comex; e a Vocação, com a abordagem certa para dialogar com a juventude. “Formar jovens para o comércio exterior é investir no futuro de um setor que continuará sendo estratégico para o crescimento econômico, a integração global e a geração de oportunidades no Brasil”, disse.
Participaram da cerimônia de encerramento a diretora de Promoção das Exportações do MDIC, Janaína Silva; o coordenador-executivo do Instituto Procomex, John Mein; e a gerente Pedagógica da ONG Vocação, Paulina Christov.
Próximos passos: empregabilidade e protagonismo
Com a conclusão do curso, os participantes integrarão um banco de talentos que será disponibilizado a empresas do setor. A iniciativa está em desenvolvimento pelo MDIC. A proposta é conectar os recém-formados com organizações comprometidas com a diversidade e que buscam novos profissionais para suas áreas de comércio exterior.
(*) Com informações do MDIC
O post Raízes Comex forma primeira turma e prepara 170 jovens negros para atuar no comércio exterior apareceu primeiro em Comex do Brasil.