As sementes de chia eram consumidas pelos povos andinos da era pré- colombiana (Astecas e Maias) e fazia parte da dieta básica e diária destes povos, juntamente com o feijão, o milho e o amaranto.
As sementes de Salvia hispanica L. (chia) contem nutrientes importantes para a saúde humana: fibras reguladoras do trato intestinal, ácidos graxos poli- insaturados benéficos para a saúde cardiovascular e a regulação das taxas séricas de glicemia, proteínas vegetais, minerais e valor calórico relativamente baixo. São boas fontes de fibras, ácidos graxos poli-insaturados, Omega-3, cálcio, fósforo, magnésio, manganês, zinco e ferro. Contem também teores baixos de gorduras saturadas e de sódio.
O consumo de sementes de chia pode auxiliar nas dietas de perda de peso, pois seu consumo gera “saciedade”. Este efeito só é possível devido a composição das sementes, as quais são mucilaginosas, ou seja, rica em fibras. Ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago e, diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Desta forma, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente, e, então, passa a consumir porções menores durante a refeição.
Benefícios:
• Favorece o emagrecimento e melhora a saúde como um todo.
• A semente de chia acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura, especialmente na região da barriga e cintura. O cálcio, também encontrado em abundância na semente, ajuda a eliminar a gordura ingerida na dieta. Ou seja: a chia é uma ótima aliada para quem quer conquistar uma barriga chapada!
• Por ser rica em ômega 3, a chia possui ação anti-inflamatória, atuando contra o envelhecimento precoce e a celulite.
• O consumo regular da semente diminui a fome, porque a chia forma uma espécie
de gel no estômago, o que dá sensação de saciedade.
• Por conter alto teor de fibras, a chia também ajuda quem sofre de intestino preguiçoso. Mas atenção: isso só funciona para quem bebe bastante líquido (pelo menos 2 litros por dia).
Produto: De acordo com pesquisa da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, a semente de chia reduz os níveis de ansiedade e contribui para o combate à depressão. Isso ajuda a controlar a gula.
A semente de chia auxilia o corpo no combate a doenças cardíacas, pressão alta, triglicérides, colesterol e diabetes. O alimento ainda previne a osteoporose. Alguns estudos indicam que a chia também atua contra o câncer de mama.
Nome botânico: Salvia hispanica
Odor: Inodoro, sem odores estranhos
Cor: Típico, preto/branco – típico
Área de produção: 5000 Toneladas
Embalagem: Saco de embalagem de polipropileno branco de 25 kg e 50 kg
A carregar: 20 pés: 19 toneladas métricas
Pureza: 99,98% min
Acidez: 0,70
Umidade: 6,90% no máximo
Peróxido: 6,5 meq de 0 / kg
Ácidos gordos: 34%.
Livres de gorgulhos vivos e praticamente livres de gorgulhos mortos
Conservação: Temperatura ambiente (15–30°C), protegido da luz e
umidade.
Informações importantes: Não contém glúten.