Exportação de Castanhas

castanha - amendoim

O Amendoim brasileiro tem alta qualidade para os mercados globais, proporcionando um sabor autêntico e nutritivo que conquista paladares em todo o mundo.

Especificações Técnicas

Nome científico: Arachis hypogaea L.
Nome comum: Amendoim
Família botânica: Febaceae

Características gerais: O amendoim é uma planta da família Fabaceae. A planta do amendoim é uma planta herbácea, com caule pequeno e folhas compostas e pinadas, contendo quatro folíolos de formato elíptico e com inserção alternada. Possui abundante indumento, raiz aprumada, medindo entre 30–50 cm de profundidade. As flores são pequenas e amareladas e, depois de fecundadas, penetram no solo, com a ajuda de uma estrutura denominada ginóforo e de um fenómeno conhecido como geocarpia, onde os legumes se desenvolvem subterraneamente. O fruto é uma vagem.

O amendoim tem uma grande importância económica, principalmente na indústria alimentar. Algumas variedades produzem grãos com uma grande quantidade de lípidos (de 45 a 50% de lipídios) e têm sido utilizadas para a fabricação de óleo de cozinha. Em várias regiões da África, o amendoim é moído para cozinhar vários pratos da culinária local, que ficam assim mais ricos em lípidos e proteínas.

Consumo: O consumo mais popular do amendoim se dá das seguintes formas: como manteiga de amendoim (em sanduíches, doces ou consumido puro), torrados, cozidos ou crus. A principal utilização da manteiga de amendoim é em casa, mas grandes quantidades são também utilizadas na produção comercial de sanduíches, doces e produtos de panificação. Também é largamente utilizado como recheio ou componente de chocolates e bombons. No Brasil, vários produtos alimentícios têm como base o amendoim: paçoca de amendoim, pé-de-moleque, doce de amendoim, entre outros. Também é consumido como principal ingrediente de bolos, gelados e sorvetes.

Usos: Óleo de amendoim é frequentemente utilizado na culinária, porque tem um sabor suave e queima a uma temperatura relativamente elevada. O amendoim também é usado para a alimentação de aves de jardim. Os amendoins têm uma variedade de usos finais industriais. Tintas, vernizes, óleos lubrificantes, roupas de couro, polidor de móveis, inseticidas e nitroglicerina são feitos de óleo de amendoim. Alguns processos de saponificação utilizam óleo de amendoim, assim como a produção de diversos cosméticos. A porção de proteínas do óleo é usado na fabricação de algumas fibras têxteis.

As cascas de amendoim são aproveitados na fabricação de plástico, gesso, abrasivos, e combustível. Eles também são usados para fazer celulose (rayon e utilizado em papel) e mucilagem (cola). A parte aérea da planta de amendoim é utilizada para fazer feno. O bolo de proteína (farelo de bagaços), resíduo do processamento do óleo, é usado na alimentação animal e como fertilizante do solo. Também pode ser usado, como outros legumes e grãos, para fazer um leite sem lactose, como bebida, o leite de amendoim.

 

Designação do produto:
Amendoim torrado com casca.


Características do produto:

Físico – Quimicas:
– Parâmetro Valor Obs.
– % de humidade Máx. 10.0
– % Codex stan 200-1995
– % de unidades com bolores, ranço ou em decomposição 0.2 – % m/m máx. Codex stan 200-1995
– % de impurezas de origem animal 0.1 % m/m máx. Codex stan 200-1995
– Aflatoxina B1 2 ppb Regulamento 2174/2003
– Aflatoxinas B1+B2+G1+G2 4 ppb Regulamento 2174/2003

Organolépticas:
– Parâmetro Apreciação
– Aspecto Típico
– Cheiro Característico
– Textura Típica
– Gosto / sabor Característico

– Outras:
– Parâmetro Valor
– Calibre 9/11, 11/13, Jumbo


Classificação OGM (Organismo Geneticamente Modificado):
– Este produto não é, nem inclui OGM

Condições Fitossanitárias:
– Produto devidamente fumigado de acordo com o exigido pelas entidades competentes portuguesas e em condições para consumo humano.

Matérias Primas e Ingredientes:
– Amendoim cru com casca.

Embalagem / Formato da embalagem:

Condições de armazenamento:
Manter em local seco e fresco.

Condições de transporte:
Transportar em ambiente seco e fresco.

Prazo de validade:
Consumir até 1 ano, após a data de embalamento.

Indicações na rotulagem:
Denominação de venda; quantidade líquida; ingredientes; data de consumo; nome e morada do embalador; local de origem; número de lote e código de barras; referência á conservação.

Condições de utilização:
Pronto a consumir.

Descrição do uso pretendido para o produto:
O amendoim é um produto alergéneo que pode causar reacções graves em indivíduos susceptíveis. Não deve ser consumido por crianças com idade inferior a 2 anos.

Informações Adicionais

Na pendência do séc. XVI, os portugueses descobrem o amendoim no Brasil, onde já era cultivado pelos ameríndios nativos, tendo-o ulteriormente introduzido em Portugal, no séc. XVIII, e posteriormente em África, no séc. XIX.

Valor Nutricional

O amendoim pode ser usado para suprir as necessidades diárias de proteína que nosso organismo necessita, porém é necessário combiná-lo com outros alimentos tais como: cereais integrais (supre a deficiência de metionina), legumes (supre a deficiência de lisina e treonina) ou com levedura de cerveja (supre a deficiência de metionina e treonina) (Pamplona, p. 235). O amendoim é pobre em metionina, lisina e treonina, por isso esse cuidado (ibid.).

Valor energético 544.1kcal – Carboidratos 20,3g – Proteínas 27,2g – Gorduras saturadas 8,7g – Gorduras monoinsaturadas 17,2 – Gorduras poliinsaturadas 16,2g – Fibra alimentar 8,0 – Fibras solúveis 0,83 – Piridoxina B6 0,8mg – Tiamina B1 0,1m – Manganês 2,0mg – Magnésio 170,5mg – Lipídios 43,9g – Fósforo 407,2mg – Ferro 2,5mg – Potássio 580,4mg – Cobre 0,8ug – Zinco 3,2mg – Niacina 10,2mg – Riboflavina B2 0,0mg

corprinpaz - messenger

sua mensagem foi enviada com sucesso!!!

ASSIM QUE POSSÍVEL RESPONDEREMOS SUA MENSAGEM

corprinpaz é a sua parceira em exportações

× Como posso te ajudar?