Exportação de Castanhas

castanha - nozes

Explore o sabor das nozes brasileiras, além de nutritivas, também proporcionam uma experiência única e saudável.

Especificações Técnicas

Nome científico: Carya illinoensis (Wang.) K.
Nome popular: noz-pecã, noz americana; pecan nut, em inglês
Família botânica: Jungladaceae

Origem e dispersão: a nogueira pecã é originária do Sul dos Estados Unidos, onde pode ser encontrada em estado nativo. No Brasil, foi introduzida por volta de 1910.

Características gerais: A nogueira pecã é uma planta de grande porte, o que exige espaçamentos de 9 x 9 m ou 10 x 10 m.

Frutos: O tamanho das nozes é bastante variável com o cultivar, sendo necessárias de 60 a 160 nozes para atingir o peso de 1 kg. Cada noz pesa de 60 a 150 g, com 50% a 60% de rendimento de amêndoa, dependendo da variedade. É alongada e lisa, diferente da noz-européia. Do seu alto teor de gordura total, boa parte é de óleos insaturados.

A semente é nutritiva e doce, consumida após extraída da casca, lisa por fora e de cor castanha, com manchas negras. Os frutos são colhidos de março a abril. Conservam-se menos que a noz europeia e são mais difíceis de abrir do que esta, sem quebrar as sementes.

Clima e solo: planta oriunda de clima temperado, pode ser encontrada em diferentes condições climáticas. No plantio, devem ser evitados os solos rasos, excessivamente secos e os sujeitos a longos períodos de encharcamento.

Propagação: pode ser realizada por enxertia de borbulhia, no verão, ou de garfagem, no inverno, sobre porta-enxertos oriundos de sementes.

Variedades: os cultivares comerciais existentes no Brasil são oriundos dos Estados Unidos e os mais importantes são Mahan, Frotscher, Schley, Success e Moneymaker.

Utilização: as amêndoas normalmente são consumidas in natura. Também podem ser utilizadas como as nozes comuns ou amêndoas, na confeitaria, na culinária e ainda como medicinais.
Produção no Brasil: a fruta é cultivada principalmente nos estados da região Sul, sendo o Rio Grande do Sul o principal produtor.

Mais informações https://www.todafruta.com.br/ciencia-ajuda-a-oficializar-a-cultura-da-noz-peca-no-brasil/

Informações Adicionais

O melão é uma planta que pertence ao gênero Cucumis, a espécie Cucumis melo L., à família botânica das Cucurbitáceas, na qual Mallick e Masui (1986) relacionaram 40 variedades botânicas, sugerindo que pode haver duplicação de nomes. Destacam-se as variedades Cucumis melo var. callosus, Cucumis melo var. acidulus, Cucumis melo var. cantalupensis e Cucumis melo var. reticulatus, onde se incluem vários tipos de menor importância botânica.

A principal variedade é da cultivar Valenciano-Amarelo. Esta cultivar possui polinização aberta, com expressão sexual andromonoica (portadoras de órgão masculinos e hermafroditas), de hastes longas e vigorosas, e folhas grandes. Apresenta frutos globulares alongados, casca fina com rugas longitudinais e coloração amarela.

A polpa é esbranquiçada e espessa, sem odor, e possui grande quantidade de sementes, além de apresentar características precoces e ótima resistência ao manuseio, transporte e conservação pós-colheita, e seus frutos são considerados não climatéricos. Pesa em torno de 1,5 a 2,5 kg.

Além do consumo como fruto fresco, diversos produtos são elaborados com o fruto do melão como cachaça, perfumes e ração para animal. (Dr. AMILTON GURGEL GUERRA. Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN).

Valor Nutricional

O consumo de nozes na dieta humana traz efeitos benéficos à saúde. Destaque para a noz-pecã, que apresenta baixo conteúdo de ácidos graxos saturados e índices elevados de ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados; esteróis e tocoferóis, moléculas responsáveis por efeitos cardioprotetores, e um conteúdo expressivo de compostos fenólicos totais com possível ação antioxidante natural.

Do seu processamento, 40% a 50% do volume é casca residual, rica em compostos fenólicos e taninos, que conferem, quando comercializada para o preparo do chá, pronunciada adstringência ao mesmo.

Outro subproduto do processamento da noz-pecã é a torta, resultante da prensagem para obtenção do óleo, rica em proteínas e lipídios, podendo ser utilizada como ingrediente em confeitaria, padaria, barras de cereais e indústrias lácteas. (Profa. Dra. SIMONE R. SILVA. ESALQ/USP, Piracicaba, SP).

corprinpaz - messenger

sua mensagem foi enviada com sucesso!!!

ASSIM QUE POSSÍVEL RESPONDEREMOS SUA MENSAGEM

corprinpaz é a sua parceira em exportações

× Como posso te ajudar?