Da Redação (*)
Brasília – Empreendedores, inovadores, formuladores de políticas e líderes de ecossistemas que buscam soluções de ponta para o crescimento de pequenas e médias empresas na cadeia global de valor estão reunidos em Joanesburgo, na África do Sul, para a primeira Reunião Ministerial Global de Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
Promovida pelo International Trade Centre (ITC) (Centro de Comércio Internacional), em parceria com o Department of Small Business Development (DSBD) – (Departamento de Desenvolvimento de Pequenos Negócios sul-africano), o encontro teve início no último dia 22 e se encerra hoje (24).
Nesta terça-feira (22), a diretora de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Ana Paula Repezza, participou das discussões durante o Diálogo de Lideranças de Organizações de Promoção Comercial, encontro que faz parte da Reunião Ministerial de MPMEs, que tem como temática central “Navegando por Novas Fronteiras de Negócios”. O encontro de alto nível possui foco em três áreas críticas para micro, pequenas e médias empresas: acesso a financiamento, transformação digital e transição verde, como alavancas para alcançar a transformação econômica e a resiliência impulsionadas pelo comércio.
Como parte deste evento emblemático, e em um contexto de rápidas mudanças, o Diálogo de Lideranças das Organizações de Promoção Comercial (TPO) teve como objetivo oferecer um roteiro para a excelência das TPOs, aplicando essas áreas de foco na exploração da agilidade e do impacto das organizações. O formato dinâmico buscou inspirar novos modelos de operação e fortalecer o vínculo entre o trabalho das TPOs e os mandatos dos ministros de MPMEs.
Chamamento às mulheres para a exportação
Durante sua apresentação, Ana Repezza enumerou alguns dos principais desafios das lideranças de PMEs, principalmente aquelas lideradas por mulheres, para alcançarem o comércio internacional. “O primeiro deles é o que chamamos de capacidades emocionais e sociais. Muitas empreendedoras femininas não se sentem confiantes para exportar. O segundo é, com certeza, a falta de acesso ao crédito. O terceiro obstáculo maior que as mulheres enfrentam – e eu acredito que isso é comum para as mulheres e para as empresas feitas por homens – é o acesso à informação”, afirmou.
A diretora destacou ainda soluções que a ApexBrasil desenvolve para ajudar estas empreendedoras a vencerem esses obstáculos, como o programa Elas Exportam, fruto da parceria entre ApexBrasil e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que se insere no escopo do programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da Agência. A iniciativa, que conta com o apoio da World Trade Organization (WTO), promove capacitação, mentoria e ajuda a desenvolver habilidades emocionais e sociais.
Segundo Ana Repezza, para viabilizar acesso ao crédito, a ApexBrasil conta com parcerias de diferentes instituições e entidades governamentais que disponibilizam crédito para exportação, inclusive com condições diferenciadas para as empresas comandadas por mulheres. “A ApexBrasil, por intermédio do programa MNI, oferece informação para que as mulheres se preparem, saibam quais são as regras e as oportunidades para que a jornada exportadora seja segura”, explicou.
(*) Com informações da ApexBrasil
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