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// Nova rota marítima entre Amapá e China reduz em 14 dias o transporte e abre novas oportunidades comerciais

Nova rota marítima entre Amapá e China reduz em 14 dias o transporte e abre novas oportunidades comerciais

1. Introdução:

O Brasil e a China deram um passo histórico no fortalecimento de suas relações comerciais com a criação de uma rota marítima direta entre o Porto de Santana (Amapá) e a Grande Baía de Guangdong, uma das regiões mais dinâmicas e inovadoras da China.

Essa nova conexão, atualmente em fase experimental, promete reduzir em aproximadamente 14 dias o tempo de transporte em comparação às rotas tradicionais, posicionando o Amapá como um hub estratégico para o comércio exterior brasileiro.

 

2. Impactos para a economia brasileira

O acordo abre espaço para a diversificação das exportações. Além da soja, carne e café, que já dominam a pauta de exportações, o Brasil poderá ampliar a presença de produtos da bioeconomia amazônica, como açaí, cacau, mel, chá, vinho e outros itens de alto valor agregado.

De acordo com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, essa parceria deve servir de exemplo para a cooperação em áreas como bioindústria, transição energética, infraestrutura sustentável e inovação tecnológica.

 

3. A força de Guangdong na China

Reconhecida como a maior potência econômica chinesa, a Província de Guangdong lidera o PIB nacional e concentra empresas globais dos setores automobilístico, industrial e de tecnologia da informação. O vice-governador Zhang Hu ressaltou o interesse da China em fortalecer a integração logística com o Brasil por meio dessa rota, tornando a parceria ainda mais estratégica.

 

4. Cooperação em expansão

O novo acordo é reflexo do momento de intensa cooperação entre Brasil e China. Hoje, existem mais de 50 instrumentos de colaboração bilateral em diversas áreas, impulsionados pelos presidentes Lula e Xi Jinping.

Além da rota marítima, também foi lançada a Plataforma Integrada de Serviços Econômicos e Comerciais Sino-Latino-Americana, fruto da parceria entre a empresa chinesa Zhuhai Sino-Lac e a Companhia Docas de Santana.

Essa iniciativa não só fortalece o comércio exterior, mas também promove desenvolvimento regional, geração de empregos e inovação, tornando o Porto de Santana um marco estratégico para o futuro das relações Brasil–China.

 

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