Exportação de Sucos Naturais
Suco natural - limão
Exportando o sabor citrico do Suco de Limão para o mundo.
Especificações Técnicas
Nome científico: Citrus Limon
Nome popular: Limão
Família botânica: Rutáceas
Características gerais: Citrus sinensis L Osb.
Os limoeiros são árvores pequenas (não atingem mais de 6 metros de altura),[15] espinescentes, muito ramificadas, de caule e ramos castanho-claros; as folhas são alternas, oblongo-elípticas, com pontuações translúcidas; as inflorescências são de flores axilares, alvas ou violeta, em cacho. Reproduz-se por estacas de galhos, em solo arenoso e bem adubado, de preferência em regiões de clima quente ou temperado.
Propaga-se também por sementes, que requerem solo leve, fértil e bem arejado, em local ensolarado e protegido dos ventos. Frutifica durante todo o ano, em inúmeras variedades, que, embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada, quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma tangerina.
Ao contrário de outras variedades cítricas, o limoeiro produz frutos de forma contínua.
Farmacologicamente, o limão é principalmente importante pelo seu valor nutricional de vitamina C e potássio.
No Brasil, os chamados limão-galego e o limão-taiti, na verdade, não são limões, mas sim limas ácidas. O chamado limão-verdadeiro, também conhecido como siciliano, eureca ou lisboa, é a espécie mais consumida na Europa e nos Estados Unidos, possuindo o nome científico Citrus x limon; esse limão possui uma casca amarela.
As principais diferenças entre limões e limas ácidas são o tamanho e o gosto ligeiramente diferente, pois limões têm sabor um pouco mais suave. Apesar disso, todas essas espécies têm origens parecidas. Outra coisa que diferencia os limões de limas ácidas é o rendimento para fazer sucos, sendo que as limas são melhores para esse uso.
O chamado limão-cravo é uma mistura de limão e tangerina. Possui uma coloração interna alaranjada e é muito usado para temperos.
Usos: Os que têm cor amarelada ou amarelo-esverdeada, são cultivados sobretudo pelo sumo, embora a polpa e a casca também se utilizem em culinária. Os limões contêm uma grande quantidade de ácido cítrico, o que lhes confere um gosto ácido. No suco de limão, essa acidez chega a um pH de 2 a 3, em média..
Fonte: Wikipédia – Limão
Informações Adicionais
As suas aplicações na vida doméstica são inúmeras. Com o suco da fruta, preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca, retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões.
Estudos epidemiológicos associam a ingestão de frutas cítricas, com uma redução no risco de várias doenças. O limão também mostra alguma atividade antimicrobiana.
O limão possui uma substância própria denominada limoneno. Além disso, o limão possui o ácido cítrico, que fornece ao suco do limão, um pH ácido (entre 2 e 3), cerca de 10.000 a 100.000 vezes mais ácida que a água pura. Apesar da extrema acidez, não é capaz de alterar o pH do estômago (pH entre 1,5 e 2,0) e do sangue (pH em torno de 7,4), pois estes possuem mecanismos próprios de controle da acidez ou alcalinidade.
Apesar de supostas propriedades no trato urinário devido à presença de citratos e íons metálicos alcalinos (potássio, cálcio, magnésio), não se detectou a presença de excreção aumentada de solutos litogênicos urinários, incluindo cálcio, oxalato, fosfato, ácido úrico e sódio, juntamente com excreção urinária reduzida de inibidores de cristalização, como citrato e magnésio. Portanto, não foi encontrada cientificamente evidências sobre tais propriedades na melhora da redução de cálculos urinários.
Valor Nutricional
Valor Nutricional por 100g(3,53 oz)
Energia – 121 KJ (30 kcal)
Carboidratos
– Carboidratos totais 9.32 g
– Açúcares 2.50 g
– Fibra dietética 2.8 g
Gorduras
– Gorduras totais 0.30 g
Proteínas
Proteínas totais 1.10 g
Vitaminas
– Tiamina (vit. B1) 0.040 mg (3%)
– Riboflavina (vit. B2) 0.020 mg (2%)
– Niacina (vit. B3) 0.100 mg (1%)
– Ácido pantotênico (B5) 0.190 mg (4%)
– Vitamina B6 0.080 mg (6%)
– Ácido fólico (vit. B9) 11 µg (3%)
– Vitamina C 53.0 mg (64%)
Minerais
– Cálcio 26 mg (3%)
– Ferro 0.60 mg (5%)
– Magnésio 8 mg (2%)
– Fósforo 16 mg (2%)
– Potássio 138 mg (3%)
– Zinco 0.06 mg (1%)
Percentuais são relativos ao nível de ingestão diária recomendada para adultos.